Como Surgiram as Hidropneumáticas

Conheça como as ferramentas hidráulicas da Uryu surgiram e como foram evoluindo com o passar dos anos.

Linha do tempo das Hidropneumáticas

Em meados de 1970 as chaves de impacto eram populares nas montadoras de automóveis no Japão e no mundo, porém apresentavam alto ruído e vibração causando risco para a saúde e também não possuíam uma boa repetitividade.

Pensando em melhorias contínuas relacionada a saúde do operador, a Uryu iniciou sua busca para aprimorar seus produtos e equipamentos.

O mecanismo de funcionamento da chave de impacto baseia-se em contato de uma bigorna rotativa de metal contra o metal de um martelo.

Em 1960 a Uryu teve conhecimento de uma ferramenta de pulsativa chamada “Impulsator”, que foi desenvolvida por uma empresa americana “THOR”, que logo cessou a produção por causa de vazamentos de óleo e problemas de aquecimento.

O impacto entre a bigorna e o martelo produz o torque necessário para o aperto, no entanto o impacto faz com que os níveis de ruído e vibração sejam altos trazendo inúmeros riscos ao operador, entre eles o L.E.R (Lesão Por Esforço Repetitivo).

Após vários anos de intensa investigação e estudo para desenvolvimento, incluindo muitos protótipos e erros, a Uryu finalmente conseguiu em 1978 desenvolver e produzir a primeira ferramenta Hidropneumáticas, a U-900 da serie U.

1978 – 1ª Geração – Série U (Single-Blade Series)

Mas o que é uma Unidade de Pulso Hidráulico?

Para desenvolver a Série U, a Uryu combinou o motor pneumático convencional das chaves de impactos a uma unidade de pulso hidráulico (U.P.H) exclusiva com uma só palheta.

Em pouco tempo a Série U se destacou no mercado mundial devido ao baixo nível de ruído e baixa vibração.

Também conhecida como U.P.H, não consiste em forças de metal-contra-metal.

O motor pneumático da ferramenta transmite a força de rotação para a U.P.H que através da resistência causada pelo fluido (óleo PLUS STAR) nas palhetas gerando o torque na bigorna, esse processo ocorre dentro de uma câmara fechada e vedada.

1984 – 2ª Geração – Série UX (Two-Blade Series)

Aprimorando seu lançamento revolucionário de ferramentas Hidropneumáticas, a Uryu adiciona mais uma palheta a sua unidade Hidráulica e lança a Série UX.

Esta inovação, patenteada pela Uryu, permitiu que as duas palhetas proporciona-sem torques 30~40% maiores do que as ferramentas com apenas uma palheta.

Além do aumento do torque, as duas palhetas permitiram uma maior absorção da força do impulso, reduzindo a reação ao operador e melhorando a precisão do torque.

1984 – Série UXR (Two-Blade Series)

1990 – UX-T e UXR-T (Two-Blade Series)

Ainda em 19684, surgiu no mercado mundial a necessidade de uma ferramenta com torques elevados, sem reação e com a mesma precisão das Hidropneumáticas.

Para suprir essa necessidade os engenheiros  japoneses adicionaram 2 roletes na bigorna do hidráulico para servirem como pontos de selagem, permitindo que a bigorna move-se livremente promovendo um contato perfeito com o cilindro e também para que o motor pneumático funcione com mais eficiência sob pressão, desenvolvendo assim a Série UXR com torques de 250 NM à 850 NM.

Em 1990 a Uryu implementou nas Séries UX e UXR o sistema de parada automática, o Shut-Off.

O Shut-Off ocorre quando a pressão da câmara se eleva de acordo com o torque estipulado, acionando o sistema mecânico de desligamento que corta a entrada de ar do motor interrompendo o funcionamento da ferramenta, proporcionando maior controle do torque.

Com o sistema de Shut-Off o operador consegue ajustar qual a faixa de torque que a ferramentas necessita desligar.

1991 – 3ª Geração Apha e Apha T (Double-Chamber Series)

2002 – 4ª Geração Série UL e ULT (Ultimate Series)

Utilizando seu mecanismo de hidráulico patenteado, a Uryu acrescenta no seu projeto um novo motor pneumático de 9 palhetas e câmara pneumática dupla, fornecendo alta produtividade em qualquer classe de junta e aumentando os benefícios ergonômicos ao usuário, surgindo a Série Apha e Apha-T (parada automática).

No ano de 2002 a Uryu revoluciona mais uma vez o mercado mundial, com o lançamento da Série UL e ULT (Shut-Off) uma ferramenta mais leve, menor e mais precisa.

Para desenvolver essa ferramenta inovadora, a Uryu precisou fazer algumas alterações como:

  • Inclusão de uma válvula de retenção que estabiliza a corrente do óleo.
  • Adicionou roletes nas palhetas do sistema hidráulico, reduzindo o atrito no interior do cilindro, aumentando a força exercida e suavizando o pulso.
  • Implantou o novo acumulador que equilibra a pressão do óleo e mantém a mesma condição de pulso.

2013 – 5ª Geração Série UA e UAT

Em 2013 a Uryu lança a Série UAT, a mais avançada apertadeira hidropneumática, equipada com o novo mecanismo patenteado de” Alívio automático ” e ” Motor de três Camadas“.

A UAT proporciona melhor precisão e otima repetitividade, podendo ser comparada a uma ferramenta rotativa.

A válvula de alivio automático permanece totalmente aberta durante o acionamento livre da ferramenta, porém fecha automaticamente quando é detectada a resistência de torque.

O novo sistema tem como objetivo a eliminação do pico de torque inicial nas juntas rígidas, redução na resistência ao fluxo de óleo, além de melhorar ainda mais a precisão do torque.